A empresa Severina e Canoeira foi fundada em 1991 por Mário Ubaldino Pereira com o objetivo de produzir cachaça de qualidade, utilizando técnicas tradicionais de fermentação e destilação, valorizando a vocação da região. Está estabelecida no Sitio Poção do Popote, em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha - Minas Gerais


 
 

Severina é uma homenagem ao negro Severo Luiz que em 1910 produzia no mesmo local a sua cachaça. Canoeira é nossa homenagem aos canoeiros desbravadores de Araçuaí e região.

 
 

Distante 621Km de Belo Horizonte, Araçuaí está na fronteira sul do semiárido nordestino, ponto de encontro de três dos principais ecossistemas brasileiros: o cerrado, a mata atlântica e a caatinga. O município tem clima que varia do semiárido ao úmido, índice pluviométrico distribuído irregularmente ao longo do ano, temperatura média anual entre 25ºC e 40ºC e alta incidência de raios solares. Essas condições, aliadas ao solo salino da região, possibilitam à cana grande absorção de componentes minerais que proporciona uma cachaça refinada e de paladar diferenciado.

 
 

Nossas cachaças são produzidas em alambique de cobre de fogo direto usando técnicas primitivas de fermentação. São envelhecidas e armazenadas em diferentes tipos de madeiras, o que lhes confere cor e sabor naturais.